O que é marketing digital?

  


Em alto nível, o marketing digital refere-se à publicidade veiculada por meio de canais digitais, como mecanismos de pesquisa, sites, mídias sociais, e-mail e aplicativos móveis.  

Marketing Digital

Usando esses canais de mídia online, o marketing digital é o método pelo qual as empresas endossam bens, serviços e marcas. Os consumidores dependem fortemente dos meios digitais para pesquisar produtos. 

Por exemplo, os insights de marketing do Think with Google descobriram que 48% dos consumidores iniciam suas consultas em mecanismos de pesquisa, enquanto 33% procuram sites de marcas e 26% pesquisam em aplicativos móveis.

Embora o marketing digital moderno seja um enorme sistema de canais aos quais os profissionais de marketing simplesmente devem integrar suas marcas, a publicidade online é muito mais complexa do que os canais sozinhos. 

Para alcançar o verdadeiro potencial do marketing digital, os profissionais de marketing precisam se aprofundar no vasto e intrincado mundo multicanal de hoje para descobrir estratégias que causem impacto por meio do marketing de engajamento. 

O marketing de engajamento é o método de formar interações significativas com clientes em potencial e recorrentes com base nos dados coletados ao longo do tempo. Ao envolver os clientes em um cenário digital, você cria reconhecimento de marca, se define como um líder de pensamento do setor e coloca sua empresa na vanguarda quando o cliente está pronto para comprar.

 Ao implementar uma estratégia de marketing digital omnicanal, os profissionais de marketing podem coletar informações valiosas sobre os comportamentos do público-alvo enquanto abrem as portas para novos métodos de envolvimento do cliente. Além disso, as empresas podem esperar um aumento na retenção. 

De acordo com um relatório da Invesp, empresas com fortes estratégias de engajamento de clientes omnichannel retêm uma média de 89% de seus clientes em comparação com empresas com programas omnichannel fracos que têm uma taxa de retenção de apenas 33%.

Quanto ao futuro do marketing digital, podemos esperar um aumento contínuo na variedade de dispositivos vestíveis disponíveis para os consumidores. A Forbes também prevê que as mídias sociais se tornarão cada vez mais conversacionais no espaço B2B, o conteúdo de vídeo será refinado para fins de otimização de mecanismos de pesquisa (SEO) e o marketing por e-mail se tornará ainda mais personalizado.

"O digital está no centro de tudo no marketing hoje - passou de 'uma das coisas que o marketing faz' para 'Aquilo que o marketing faz'."

Sanjay Dholakia, ex-diretor de marketing da Marketo 

 Problemas comuns que o marketing digital pode resolver

Para otimizar suas estratégias de marketing, o digital é obrigatório. O marketing digital pode ajudar você a conhecer seu público, aprender dados importantes sobre ele e fornecer métricas que darão credibilidade à sua equipe de marketing.

Problema I: não conheço meu público o suficiente para começar. Conhecer seu público leva tempo e, embora sua equipe de marketing possa ter desenvolvido personas de público que possam ser úteis, os consumidores que passam ativamente o tempo on-line podem não se comportar da maneira que você espera. 

Você precisará testar uma linguagem diferente com diferentes alvos, tendo em mente que certos descritores atrairão pessoas diferentes e seu lugar no ciclo de compra. Sintonize-se com seu público e você construirá uma credibilidade que o diferenciará da concorrência.

Problema II: não otimizei meus canais para SEO. Independentemente da sua posição no processo de marketing, é importante entender as melhores práticas de SEO. 

Além de melhorar a classificação do mecanismo de pesquisa, o SEO pode reforçar e apoiar o teste e a otimização de sua campanha para garantir que você forneça conteúdo valioso e de alta qualidade que seus clientes em potencial desejam.

Marketing Digital

 Problema III: não tenho uma estratégia de mídia social. Independentemente de você querer desenvolver uma estratégia de mídia social orgânica, uma estratégia de mídia social paga ou uma mistura das duas, é importante ter alguma forma de marketing social em vigor. 

Embora a mídia social seja excelente para branding e engajamento, também pode ser um canal útil para publicidade de marketing digital. Encontre um nicho e uma voz consistente, seja paciente e, à medida que o número de seguidores aumenta, o impacto de seus anúncios também aumenta.

Problema IV: Minhas equipes de marketing estão isoladas. É importante sair dos silos para criar estruturas ágeis e fluidas. Seus clientes não estão isolados em um canal esperando por anúncios, portanto, seus esforços de marketing devem implantar a funcionalidade de vários canais com equipes que trazem vários conjuntos de habilidades para envolver os clientes onde eles estiverem. 

Cada rede social e canal inclui públicos e expectativas diferentes, portanto, os esforços de marketing podem parecer completamente diferentes para cada um. Isso inclui tom, imagens, ofertas e até mesmo a hora do dia em que você publica.

 Problema V: estou sob pressão do meu CMO para relatar as métricas que suportam os resultados. O marketing digital suporta um vasto universo de métricas que podem ser utilizadas para determinar a eficácia de seus esforços de marketing, mas essas métricas devem ser escolhidas com cuidado. 

Cada caso dependerá da composição do seu público e do foco em cada canal. Tendo isso em mente, comece determinando suas metas para cada canal e defina as métricas que seu CMO mais deseja ver.

ROI de um programa de marketing digital bem-sucedido

O ROI do marketing digital envolve muito mais do que o retorno inicial dos anúncios de banner padrão, o marketing de conteúdo orgânico também é um participante importante no espaço do marketing digital.

O marketing digital atinge os clientes além dos anúncios. Setenta por cento dos internautas querem aprender sobre os produtos por meio de conteúdo versus anúncios tradicionais (MDG, 2014).

O marketing digital impulsiona o marketing de conteúdo. As cinco principais táticas de marketing de conteúdo B2B são conteúdo de mídia social (92%), e-newsletters (83%), artigos em seu site (81%), blogs (80%) e eventos presenciais (77%) (fonte ). 

O marketing digital é vital para o SEO. Os primeiros resultados de pesquisa orgânica no Google representam 32,5% da participação de tráfego para um termo de pesquisa (Chitka)

Planejando, implementando e otimizando seu programa de marketing digital

Comece o lançamento do seu programa de marketing digital determinando primeiro seu público e objetivos e, em seguida, implementando métricas para garantir que você esteja sempre melhorando.

Passo 1: Identifique e segmente seu público. Hoje, os compradores esperam uma experiência personalizada em todos os pontos de contato. Para fazer isso, você deve entender seus atributos demográficos, firmográficos e tecnológicos, bem como abordar suas questões e pontos problemáticos.

Passo 2: Estabeleça metas e estratégia de medição. Use as informações do público para determinar as personas e obter uma visão clara de sua jornada de vendas para estabelecer suas metas e estratégia de medição. 

Métricas importantes incluem impressões, alcance, cliques, taxa de cliques (CTR), taxa de engajamento, conversões, custo por lead (CPL), custo efetivo por mil (eCPM), bem como métricas de back-end como retorno do investimento (ROI) ), retorno do investimento em publicidade (ROAS), atribuição de primeiro e multiclique e valor vitalício do cliente (LCV).

Etapa 3: configure seu adtech e canais. A tecnologia de anúncios pode levar algum tempo para navegar, portanto, certifique-se de ter as plataformas de gerenciamento de dados (DMPs), plataformas do lado da demanda (DSPs), plataformas do lado da oferta (SSPS) e trocas de anúncios corretas antes de começar. Alinhe sua equipe, comunique os objetivos de todos e mostre como seus canais se encaixam no panorama geral do marketing digital.

Etapa 4: inicie e otimize. O marketing digital pode ser usado para aquisição, nutrição, fidelização de clientes e branding. Revise as métricas regularmente para saber onde está se destacando e onde precisa trabalhar para se tornar um líder neste espaço de alto impacto e alta demanda.

 

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